Apresentação

O Clube de Criadores Ornitológicos da Madeira, surge na nossa Região Autónoma, no dia 15 de novembro de 2023, por iniciativa e vontade expressa por parte de um pequeno grupo de criadores federados que desde há alguns anos a esta parte, sentem a necessidade de tornar a ornitologia mais dinâmica, atrativa e resultante.

Antes de mais, é condição primordial, não fazer qualquer tipo de distinção entre os seus pares, independentemente da raça, religião ou área política a que pertencem.

É vontade manifesta dos seus fundadores, criar as melhores condições para tornar este desporto ”ou arte de bem criar ” mais apelativo, diversificado e apetecível, pois a ornitologia merece e recomenda, tendo em conta que o principal objetivo é a promoção e o reforçar da paixão pela ornitologia nas Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Todavia, “Roma não se fez em um dia”. Esta associação, tal como as outras, é criada por imperativo legal, como entidade sem fins lucrativos e consequentemente requer da parte dos seus associados uma vontade expressa e sem interesses de outra ordem, dependendo a vida do CCOM da disponibilidade e voluntariedade de todos, sem exceção. Contamos com vocês.

E é justamente com este espírito de união e de entrega que este Clube foi criado e pretende vencer os desafios que hão-de vir.

É de primordial importância promover e divulgar a ornitologia madeirense e porto-santense, como se referiu, contribuindo para tal com atividades concursais e exposições de aves, bem como a integração de ações de apoio e de conhecimento diversificado em áreas como a higiene; acomodações condignas, genética, criações, alimentação, medicação, etc..

É desejo fundamental do CCOM, como meio essencial de difusão para todos os amantes da ornitologia, porque principais atores desta, empenharem-se com outras congéneres, sejam sedeadas na nossa terra, mas também no Arquipélago dos Açores e em todo o Continente Português, na divulgação de várias temáticas, através de workshops, de conferências online, etc., convidando especialistas ou conhecedores profundos destas matérias e em outras, que possam engradecer esta atividade de forma a não perder o real interesse pela ornitologia e desenvolver novos formatos de aprendizagem com vista á melhoraria e interação na arte de bem criar, cuidar e preservar as nossas aves.

É de extrema importância percebermos que esta atividade é pertença de todos e não de alguns, pois muitas vezes confundimos a parte com o todo, ou seja, o pássaro com o bando, e este Clube tem uma vontade enorme de marcar a diferença pela positiva, tendo sempre como foco o Mundo Ornitológico que nos rodeia.

Não se pode deixar de falar em Ornitologia sem referir o facto de graças aos criadores empenhados na preservação de inúmeras espécies então extintas. Esta função nobre que é reconhecida internacionalmente, embora pouco divulgada, é matéria suficiente de ser difundida e o CCOM como entidade responsável que é, pretende fazer chegar a todos a devida informação em tempo oportuno.

Preservar as espécies é uma conquista que tem muitos anos e assim se manterá.